Crises Econômicas

Disponível em português e inglês

access information in English

O curso busca analisar as principais crises econômicas que ocorreram no século XX e XXI, verificando suas semelhanças, como excesso de endividamento do governo, das famílias, dos bancos ou do país, graças ao excesso de liquidez e desregulamentação. Essas crises geralmente são precedidas de bolhas de preços de ativos.

Inicialmente o curso busca oferecer uma introdução ao conceito de balanço de pagamentos, tipos de sistemas cambiais e a fragilidade externa. Em seguida, o curso percorre com detalhe as crises do Brasil (1982,1999 e a recessão de 2015 e 2016), México (1994), Japão (1989), Ásia (1997 e 1998), Argentina (2001/2002), EUA (2007) e Zona do Euro (2008).

Carga Horária
Doze (12) horas

PALESTRANTE

ROBERTO DUMAS DAMAS

Mais de 30 anos de experiência no mercado financeiro doméstico e internacional, Trabalhou em diversas instituições tais como UBS, Citigroup, Lloyds Bank e Itaú BBA. De 2007 a 2011 representou o banco Itaú BBA em Shanghai e no último ano atuou no banco dos BRICS em Shanghai (New Development Bank) na área de operações estruturadas.

Dumas é Mestre em Economia pela Universidade de Birmingham na Inglaterra, Mestre em Economia Chinesa pela Universidade de Fudan (China), graduado e pós-graduado em administração e economia de empresas pela FGV e Chartered Financial Analyst conferido pelo CFA Institute (USA).

Professor de Economia Internacional e Economia Chinesa do INSPER, IBMEC São Paulo, Fundação Instituto de Administração (FIA-USP) e Saint Paul Business School.

Professor Convidado da China Europe International Business School (CEIBS) e Fudan University (China).

Autor dos livros Economia Chinesa: Transformações, Rumos e Necessidade de Rebalanceamento do Modelo Econômico da China pela Editora Saint Paul , Crises Econômicas Internacionais pela Editora Saraiva e Coautor do livro Blue Book of Emerging Economy – Annual Report n Brics’ Social –Economic pela Editora Social Sciences Academic Press (China).

Ministra palestras há mais de 20 anos com sucesso em diversas empresas e instituições financeiras, tais como Santander, CPFL, Banco do Brasil, Evonik, Prologis, GM, Ford, Revestcar, etc. Tem sido recomendado para falar sobre temas como Cenários Econômicos Internacionais, Crises Econômicas, Economia Brasileira, Economia Chinesa e “Doing Business in China”.

QUER SABER SOBRE CONDIÇÕES
COMERCIAIS PARA EMPRESAS?

Todos os nossos cursos e
palestras podem ser aplicados In Company
Consulte nossos valores!

+55 11 9-6267-8256 e 11 9-9153-7071

Entre em contato conosco e saiba mais detalhes