Books

Economia chinesa – Transformações, rumos e necessidade de rebalanceamento do modelo econômico da China

Apresenta o modelo de crescimento econômico chinês, suas reformas e atuais transformações, tendo em vista a relação estratégica Brasil x China.

A análise da economia chinesa sob um panorama histórico tornou-se crucial para compreender o papel do país no cenário internacional. Esta obra mostra um retrospecto analítico desde os anos 1900 até a pós-crise de 2008.

Traz um estudo apurado e imparcial sobre qual o melhor modelo econômico a ser adotado na China, faz uma análise sobre a necessidade de rebalanceamento do modelo de crescimento econômico do país, diante do novo cenário mundial, que apresenta uma menor demanda para o excesso de capacidade de produção chinês.

Economia chinesa – Transformações, rumos e necessidade de rebalanceamento do modelo econômico da China explica os caminhos que levaram o país a se tornar a potência econômica que é hoje, oferecendo ao leitor uma compreensão maior sobre o fenômeno chinês e seus rumos futuros.

Crises Econômicas Internacionais

O livro fornece uma visão temporal das principais crises econômicas que ocorreram no século XX e XXI e verifica suas semelhanças, como excesso de endividamento do governo, das famílias, dos bancos ou do país, graças ao excesso de liquidez e desregulamentação. Essas crises geralmente são precedidas de bolhas de preços de ativos. O texto aborda inicialmente as crises econômicas internacionais, o balanço de pagamentos os sistemas cambiais e a fragilidade externa. Analisa, em seguida, o histórico e os modelos de crises cambiais. Nos capítulos seguintes, o autor se concentra nas seguintes crises econômicas: México, Japão, Ásia em geral, China, Argentina, Estados Unidos e Zona do Euro.